Fotos antigas / Ponte Internacional
A Ponte Internacional de Uruguaiana, oficialmente denominada Ponte Getúlio Vargas-Agustín Pedro Justo, remonta à década de 1940, quando foi construída para ligar Uruguaiana, no Brasil, à cidade argentina de Paso de los Libres, sobre o rio Uruguai. A construção da ponte foi um marco importante para o desenvolvimento econômico e as relações entre os dois países, tornando-se um importante ponto de passagem para o comércio e o turismo.
A ideia de construir uma ponte sobre o rio Uruguai entre Uruguaiana e Paso de los Libres surgiu da necessidade de facilitar o transporte e o intercâmbio entre Brasil e Argentina, substituindo as antigas balsas que eram dificultadas pelas variações do nível do rio. A ponte foi inaugurada em 21 de maio de 1947, pelos presidentes Eurico Gaspar Dutra (Brasil) e Juan Domingo Perón (Argentina), e foi considerada, na época, a maior obra de engenharia da América Latina.
A ponte é tanto rodoviária quanto ferroviária, sendo a primeira ponte construída entre Brasil e Argentina e a maior da América do Sul na década de 40, segundo o IBGE. A sua construção representou um grande avanço para o desenvolvimento econômico da região, transformando Uruguaiana no maior porto seco do país e um importante ponto de entrada e saída para o comércio com o Mercosul.
Atualmente, a ponte continua sendo um importante corredor de transporte, apesar de apresentar desafios como o tráfego intenso e a necessidade de manutenção, devido ao desgaste causado pelo tempo e pelo grande fluxo de veículos. A ponte, que é conhecida como Ponte Internacional Paso de los Libres-Uruguaiana, é um símbolo da integração entre Brasil e Argentina e um importante ponto de referência para a região da fronteira.
Fotos gentilmente cedidas pelo Museu do Estaleiro Martimiano Benites.